Informações sobre a Revista da Escola Dominical Adulto CPAD, Noticias, Estudos Bíblicos, Textos Críticos, Ilustrações.

TRANSLATION

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A AUTENTICIDADE DA PROFECIA


A AUTENTICIDADE DA PROFECIA.





INTRODUÇÃO.

A Bíblia como a inerrante palavra de Deus mostra várias predições específicas, centenas de anos antes, e que foram cumpridas literalmente ou indicam um tempo futuro definido em que acontecerão. São 1817 predições na Bíblia, 1239 no AT e 578 no NT. As predições messiânicas e seus cumprimentos são indícios da autenticidade da profecia, Payne descreve 191 profecias relacionadasao Messias [Enciclopédia da Profecia Bíblica, J. Barton Payne] as quais foram cumpridas no nascimento, vida morte e ressureição de Jesus de Nazaré.

I) - O SOFRIMENTO E REJEIÇÃO DO MESSIAS. (Is 53)

O capítulo 53 de Isaías é um relato profético sobre o Messias e seu sofrimento, no entanto quando observamos cada detalhe da profecia e seus cumprimentos, o profeta havia predito aspectos que se cumpriram na vida de Jesus cerca de 700 anos depois, isto autentifica a profecia e identifica Jesus como Messias, isto revela uma fonte sobrenatural e onisciente (Deus), comprovam a inspiração divina e que nenhum dos eventos podem ser controlado por um indivíduo. Isaías predisse vários aspectos da paixão de Cristo, todos cumpridos (Mt 26.27; Mc 15.16; Lc 22.23; Jo 18.19).

1)- REJEIÇÃO. (Is 53.3).
“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens...”, os irmãos de Jesus não acreditaram (Jo 7.5), o povo judeu não lhe deu crédito (Is 53.1 com Jo 1.11).

2) – MUDO PERANTE SEUS TOSQUIADORES. (Is 53. 7).
Na sua paciência e silêncio, Ele estava como cordeiro mudo perante seus tosquiadores (Mt 27.12).

3) - FERIDO E CASTIGADO. (Is 53.5).
Todo o castigo (Mt 27.26; Zc 13.6) que Jesus passou teve um propósito, assegura nossa paz, incluindo o nosso bem-estar, benção, e prazerosa comunhão com o SENHOR.

3) - CRUCIFICADO COM LADRÕES. (Is 53.12; Mt 27.38; Mc 15.27,28).
A crucificação não fazia parte do código penal hebreu, a pena de morte como meio de punição de crimes fazia parte do sistema jurídico romano, os hebreus pelo seu próprio sistema, antes que a Palestina se tornasse território romano, executavam as pessoas por meio de apedrejamento.

4) – SEPULTADO NO TÚMULO DO RICO. (Is 53.9).
Foi pretendido que ele fosse sepultado com os ímpios. No entanto quando ele morreu foi sepultado com honra por um homem rico (M 27.57-60)

CONCLUSÃO.
A Bíblia está repleta de profecias preditivas específicas que se cumpriram literalmente. Payne na (Encyclopedia of Biblical Prophecies) calculou que 27% de toda a Bíblia contêm profecias preditivas. Isso não acontece em nenhum outro livro no mundo. É um sinal claro da sua origem divina.


BIBLIOGRAFIA:
Isaías o Profeta Messiânico (Série Comentário Bíblico)- Stanley M. Horton. CPAD.
Evidência Que Exige Um Veredito – Josh McDowell. Candeia.
Enciclopédia De Apologética – Norman Geisler. Vida.
Bíblia De Estudo Pentecostal. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário