INTRODUÇÃO.
A lei divina descrita na Bíblia no seu aspecto moral, no que concerne os direitos e deveres, valoriza os aspectos sociais visando o bem-estar das classes menos favorecidas e assegurando a devida justiça social, fazendo com que as viúvas, órfãos, pobres, necessitados, escravos, crianças, velhos e estrangeiros sejam beneficiados (Dt 24:17; Sl 140:12; Is 1:17; Jr 22:3), dirimindo a desigualdade social e amparando aqueles que não tiveram justiça.
Neste contexto os profetas como porta-vozes divinos e homens públicos, tinham um papel fundamental na política e na sociedade, no que se refere ao cumprimento dos deveres sociais, eles denunciavam as injustiça e os abusos (Jr 7:6), isto sempre geravam conflitos com as camadas dirigentes, que em contra partida ameaçavam a vida dos homens de Deus (Jr 15:20; Mt 23:34,37).
Neste contexto os profetas como porta-vozes divinos e homens públicos, tinham um papel fundamental na política e na sociedade, no que se refere ao cumprimento dos deveres sociais, eles denunciavam as injustiça e os abusos (Jr 7:6), isto sempre geravam conflitos com as camadas dirigentes, que em contra partida ameaçavam a vida dos homens de Deus (Jr 15:20; Mt 23:34,37).
I) - JUSTIÇA SOCIAL NO ANTIGO TESTAMENTO.
Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o SENHOR, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua
mão a teu irmão que for pobre; antes, lhe abrirás de todo a tua mão e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. Guarda-te que não haja palavra de Belial no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão, e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao SENHOR, e que haja em ti pecado. Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo no que puseres a tua mão (Dt 15. 7-10), esta é uma das muitas referências bíblicas que mostra o dever de ajudar e socorrer os necessitados. Cumprir a lei de Deus objetiva também o propósito de socorrer os necessitados (Dt 24.19-21; Lv 19.10).
Ao introduzir a lei, Deus demonstrou seu cuidado pelos pobres, necessitados e oprimidos. Várias maneiras de se eliminar a pobreza do meio do povo foram objetos para a ação social entre os hebreus. Vejamos: (1) Deus supriria as necessidades “Somente para que entre ti não haja pobre; pois o SENHOR abundantemente te abençoará na terra que o SENHOR, teu Deus, te dará por herança, para a possuíres” (Dt 15.4). (2) Durante a colheita, os grãos que caíssem deviam ser deixados para os pobres (Lv 19.10; Dt 24.19-21). (3) Cancelamento de dívidas a cada sete anos (Dt 15.1-6). (4) Não deveria haver favoritismo de classes (Êx 23.2,3,6; Dt 1.17; cf. Pv 31.9). Tratamento justo para com os necessitados, sem exploração (Dt 24.14). Todavia os israelitas não foram fiéis à lei, e Deus interveio enviando seus profetas, para levar mensagens de juízo contra os ricos opressores e exploradores, que se negavam a dar os direitos dos desfavorecidos (Is 1.21-25; Jr 17.11; Am 4.1-3; 5.11-13; Mq 2.1-5; Hc 2.6-8; Zc 7.8-14).
II) – JUSTIÇA SOCIAL NO NOVO TESTAMENTO.
Durante o período da igreja primitiva, houve grande escassez de víveres em Jerusalém, isto fez com que os crentes que estavam em Acaia e Macedônia enviassem ofertas para ajudar os pobres (At 11.28-30: Rm 15.26,27; 1 Co 16.1-3; 2 Co 8-9). A preocupação com o bem-estar do próximo era parte duma vida dedicada a Deus e a seu serviço, demonstrada pela igreja primitiva (At 2.42-47; 4.32-35).
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes (Mt 25.35-40), com este discurso Jesus deixa claro que no juízo das nações, as questões sociais deveram fazer parte dos critérios pelo quais os justos deveram receber as bênçãos do milênio.
III) - O PAPEL POLÍTICO E SOCIAL DA IGREJA.
A Bíblia já preceituava sobre justiça social desde o começo. Como igreja, temos uma missão importante a cumprir: "ir e pregar o evangelho", todavia há também um aspecto da missão da igreja, que é seu papel político social, atuando fortemente para que haja igualdade e bem-estar social. Isto sem dúvida é fundamental dentro do escopo da igreja como agente da ação social, que se faz jus à esta que é seguidora de Jesus. Os textos sagrados nos mostram que ninguém se importou tanto com os oprimidos, necessitados, samaritanos, leprosos e viúvas, como Jesus (cf. Lc 4.18,19; 21.1-4; Lc 17.11-19; Jo 4.1-42; Mt 8.2-4; Lc 17.11-19; Lc 7.11-15; 20.45-47), e que condenava os que desconsideravam os pobres (Mc 10.17-25; Lc 6.24,25; 12.16-20; 16.13-15,19-31). É dever da igreja também, e não só das autoridades governamentais, cuidarem do bem-estar físico e material e, seja isto um dos motivos de suas preocupações.
CONCLUSÃO.
A totalidade do evangelho não está limitada ao atendimento espiritual da pessoa, mas atende-la em suas carências gerais (Tg 1.27). Através da ação social, a igreja alivia a necessidade e faz com que Deus seja glorificado.
Bibliografia:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Lições CPAD.