Informações sobre a Revista da Escola Dominical Adulto CPAD, Noticias, Estudos Bíblicos, Textos Críticos, Ilustrações.

TRANSLATION

sábado, 21 de agosto de 2010

JOÃO BATISTA - O ÚLTIMO PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO.

INTRODUÇÃO.


João batista foi o precursor de Cristo (Mc 1.2), ele tinha a missão de anunciar a chegada do Messias e do seu reino (Mt 3.1-12). Último profeta do antigo testamento e o mais excelente de todos. A voz do deserto que pregava o arrependimento (Mt 3.2). Estudaremos sua origem, ministério e caráter.
I) - ORIGEM DE JOÃO BATISTA.
O nascimento de João Batista foi um milagre, seus pais eram velhos, e nunca tiveram filho por causa da esterilidade de Isabel (Lc 1.5-7), o que era considerado uma desgraça e que Deus não abençoara aquela família, os filhos são herança da parte do Senhor (Sl 127.3). Através de muitos anos Zacarias tinha orado pedindo um filho, Deus reservou uma resposta especial que viria com a chegada do Messias. João batista não era um menino comum, deste o ventre de sua mãe era cheio do Espírito Santo. Deus havia dado a resposta, porém muito além daquilo que Zacarias pensava (Lc 1.14-17), o menino seria reconhecido como grande diante de Deus (Lc 1.15).
II) - MINISTÉRIO.
Cerca de 700 anos antes o profeta Isaías prenunciava o nascimento e ministério de João Batista (Is 40.3-5; Mt 3.3; Mc 1.3; Jo 1.23). A importância do ministério foi destacada por Jesus (Mt 11.9-11). Jesus destaca a João como o grande profeta do qual a escritura falava, que assinalaria a chegada do Messias (Mt 11.10; Ml 3.1).
III) - CARÁTER.
CONTINUA...........

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paz do Senhor.
Aos apreciadores dos comentários das lições CPAD. Ainda não foi possível postar o comentário da próxima lição, farei isto até o sábado 21/08/2010.
Agradeço a compreensão.
Elio.